Ao falarmos sobre qual a melhor fase para se iniciar as visitas ao dentista, não existe melhor fase que a infância. No decorrer do nascimento da dentição primária, é importante que os pais estimulem os filhos a terem hábitos de higiene bucal diários para que os dentes sejam fortes e saudáveis.
Por essa ser a fase em que ocorre a maior quantidade de alterações na arcada dentária, é importante ressaltar que o dentista tem um papel importante para que não ocorram problemas dentários graves no futuro da criança.
É nesse momento que a Ortodontia Interceptiva toma um grande papel na vida dos pequenos. O tratamento já pode ser iniciado a partir dos 6 anos de idade. Nessa fase, ainda está ocorrendo o crescimento de ossos e dentes e, por isso, é importante que ocorra visitas periódicas ao dentista para que problemas, como por exemplo, o apinhamento dental, sejam resolvidos antes que se tornem um grande problema na vida das crianças.
O tratamento ortodôntico na infância desempenha um pepel importante na saúde bucal e na correção de problemas que podem ser evitados no futuro. E, com a evolução da tecnologia, os aparelhos ortodônticos infantis foram evoluindo e, assim, aumentando o conforto e a aceitação do tratamento pelas crianças.